Os primeiros quatro meses de 2024, o Brasil fez parcerias comerciais com 19 países e estabeleceu 31 novas oportunidades comerciais. A abertura de novos mercados internacionais para o agronegócio brasileiro aponta a capacidade de expansão do setor.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), somente no mês de março, foram dez novas aberturas em sete países. Com esse resultado, o país alcançou uma posição histórica.
As novas oportunidade comerciais não incluem somente a exportação de produtos já consolidados, como carnes e soja, mas também uma variedade de outros itens agropecuários. Entre eles estão pescados, sementes, gelatina e colágeno, ovos, produtos derivados de reciclagem animal, açaí em pó, café verde, além de embriões e sêmen.
Apenas em 2021 se aproximou do alcançado histórico, quando foram contabilizadas 27 expansões comerciais em 15 países.
Vale ressaltar que, além de impulsionar a balança comercial, o agronegócio brasileiro trará mais desenvolvimento econômico para o país, contribuindo também com geração de emprego e renda.
Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária