As conjunturas econômicas, sociais e culturais do cenário brasileiro contribuíram para a inserção da mulher nas ações nas atividades rurais, assumindo destaque na gestão dos negócios da família.
Ao longo das últimas décadas as mulheres, que antes apenas estavam ao lado dos maridos, companheiros, dos pais, dos irmãos, atuando em espaços secundários do agronegócio, passaram a tomar posições de liderança. De acordo com a pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada (CEPEA) a participação da mulher no mercado do agronegócio cresceu exponencialmente, enquanto que a presença masculina, diminuiu. Informa ainda que, os homens estão trabalhando principalmente na agropecuária, enquanto a mulher está, predominantemente, nas agroindústrias e nos agrosserviços.
7º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
O protagonismo da mulher na economia do agronegócio se fortificou, tomou importância e hoje elas já se reúnem nacionalmente no maior congresso de mulheres do agro da América Latina.
Este ano o congresso acontece em São Paulo, nos dias 26 e 27 de outubro. O tema a ser discutido será “Coordenação das Cadeias Produtivas no Agronegócio, a Década Decisiva!” Será abordado o processo de digitalização como fator fundamental para a inovação do novo agro, tanto para a gestão dentro das fazendas, da agroindústrias, mas também para o sucesso de toda a cadeia produtiva.
Fonte:
- Cepea
- Canal Agro
- Mulheres do Agro